5 dicas para liberar espaço na memória do seu smartphone

Ter um monte de aplicativos, fotos e vídeos no smartphone é uma baita diversão, mas também pode virar dor de cabeça quando a memória do seu smartphone fica cheia. Em alguns casos é possível usar cartões SD para expandir o espaço, mas às vezes é necessário fazer uma limpa para ter mais capacidade de armazenamento. Separamos 5 dicas para te ajudar nesse processo:                                                                                                                                              
                                                                                                                                                                                                                                                     Desinstale ou desative apps que não usa
É legal ter opções, mas se você precisa de espaço não faz sentido manter muitos aplicativos com a mesma finalidade como, por exemplo, um para fotografar, outro para editar a foto, e um terceiro para publicar, etc. Vá até as Configurações do seu telefone e procure pela opção Aplicativos. Percorra a lista um a um e, sempre que encontrar algo que não usa, desinstale o app. Quando não for possível desinstalá-lo, deixe-o desativado e de volta às configurações de fábrica, pois fazendo isso você estará eliminando o espaço ocupado por atualizações e, consequentemente, obtendo mais espaço livre.
Limpe sua galeria de fotos e vídeosÉ comum que as pessoas tirem mais de uma foto até acharem “aquela” que fica boa. Para que guardar todas as outras? Dê uma geral e delete fotos e vídeos repetidos e desnecessários, como aqueles que te mandaram por Whatsapp e você já viu. Criar o hábito de transferir os arquivos que você realmente deseja guardar para o computador pode ajudar a liberar ainda mais espaço! J
Limpe o cache ou os dados de aplicativosAplicativos como Facebook, Instagram e alguns do Google armazenam informações sobre você para facilitar buscas futuras e encontrar o que você procura mais rápido. É um atributo legal, mas come muita memória. Vá novamente até os apps (Configurações > Aplicativos) e, dessa vez, observe quantos dados cada um dos aplicativos que você não deletou armazena. Você pode limpar os dados por completo ou limpar o cache, que elimina apenas arquivos temporários.
Descubra quais são os arquivos mais pesadosExistem algumas pastas grandes no seu celular que não são nem aplicativos nem vídeos – uma atualização de sistema operacional, por exemplo. Aplicativos como o ES File Explorer (para Android) e o File Manager (para iPhone) permitem que você organize os arquivos do seu aparelho por tamanho e descubra quais são os que mais ocupam espaço. Se for algo inútil, jogue fora. Mas, se você precisar daquilo fora do celular, opte por transferir para o computador.
Use apps de limpezaJá seguiu todas as dicas e ainda precisa de mais espaço? É hora de usar os apps dedicados a fazer uma limpeza geral em smartphones para ver se há algo mais que possa ser deletado (antes, talvez você nem tivesse espaço para instalá-los). CCleaner e Clean Master são boas opções gratuitas para Android, e usuários da Apple podem usar o app PhoneClean.